thumbs

Oração e capital de graças em família

Sagrada-familia-a-rezarComo nos diz o nosso Padre Lorenço Ludgens na sua mensagem à Família de Schoenstatt portuguesa:
"Estamos a atravessar por uma situação extraordinária que nos está a obrigar a rever os nossos hábitos de vida e a olhar para o essencial. Em vários momentos difíceis da história de Schoenstatt, o Pe. Kentenich convidava à Família de Schoenstatt a voltar ao fundamento da sua existência: a fidelidade de Maria à Aliança selada com Ela no Santuário: Mater perfectam habebit curam et victoriam! (A MTA cuidará perfeitamente de tudo e vencerá!)"

A certeza de que a nossa Mãe e Rainha cuidará perfeitamente, dá-nos também a certeza do "nada sem Ti, nada sem nós" e perguntamo-nos o que podemos fazer, o que Ela nos chama a fazer? E há uma resposta que é quase imediata: rezar e oferecer capital de graças. Depois disso muito mais brotará dos nossos corações e dos dos nossos filhos, mas sem a oração e capitla de graças arriscamos a não fazer o que nos é pedido, mas sim o que queremos fazer...

Voltamos à mensagem do Padre Lourenço:
"Vamos passar muito tempo nas nossas casas. Uma grande fonte de graças e bênçãos da nossa Família são os santuários-lar e as diversas maneiras em que Nossa Senhora tem tomado posse dos nossos quartos e salas de estar através dos cantinhos de oração. Também através das imagens da Campanha da Mãe Peregrina, com que Ela nos visita desde os nossos santuários. E uma grande rede que envolve a todos partir dos nossos Santuários. Somos um povo da Aliança que vive com a consciência de que Maria esta junto de nós e caminha connosco ao encontro de Jesus."

A proposta da Liga das Famílias é:

1. Que rezemos em família nos nossos Santuários Lar, ou no nosso cantinho de oração, a oração proposta a toda a Família de Schoenstatt e respetivas intenções.

2. Que façamos de cada sacríficio, de cada esforço, de cada jejum uma oferta para o capital de graças. Propomos que se represente este capital de graças com papelinhos - cada família terá as suas formas criativas para recolher e guardar este CG e poderão unir-se na mesma dinâmica a outras famílias.

3. Que as famílias que têm crianças pequenas as ajudem a dar sentido ao seus sacrificios e esforços diários oferecendo a Nossa Senhora para que ela os aproveito em benefício das crianças que estão em pior situação que eles. Que o momento de oração em família possa ter além das petições, também um momento de dar graças.

4. Que os pais consigam arranjar formas e ambiente que permita aos mais pequenos falar (desenhar ou escrever), durante o tempo da oração, no que esta nova situação os está a fazer sentir e viver. 

Para podermos estar mais unidos como comunidade de famílias pensámos o seguinte:


oracao-aflicao-RumoaoCeu-cruz

 

Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Continuar