thumbs

Foi entregue ao Bispo Auxiliar de Lisboa o compromisso apostólico da Família de Lisboa.

logo

Movimento Apostólico de Schoenstatt

 

Senhor D. Joaquim Mendes
Bispo Auxiliar de Lisboa,

Como membros do Conselho Diocesano de Lisboa, em nome de toda Família de Schoenstatt, alegramo-nos e agradecemos a sua presença, na qualidade de representante da Igreja de Lisboa e, particularmente, do Senhor Cardeal-Patriarca, nesta celebração de gratidão pela missão, Obra e pessoa do Padre José Kentenich, nosso Pai e Fundador, no 50º aniversário da sua morte.

As duas únicas palavras gravadas no túmulo do Padre Kentenich, a seu desejo, são expressão da sua fidelidade inquebrantável à Igreja, comprovada pelos 14 anos de exílio, e são testemunho e testamento deixado para todos os tempos aos seus filhos espirituais: Dilexit Ecclesiam! | Amou a Igreja!

​Queremos hoje reafirmar a nossa decisão de segui-lo nessa fidelidade e amor à Igreja.
Para isso, comprometemo-nos a prolongar com criatividade o seu carisma e o testemunho profético da sua vida, tal como o expressava na homilia durante as exéquias, o bispo D. Tenhumberg que disse que a vida do Padre Kentenich pode ser lida como um livro de Deus para nós, apresentando três capítulos fundamentais, em cujas mensagens reconhecemos a nossa contribuição à Igreja:
A primeira mensagem é sobre Deus: um Deus da vida.
Com uma visão profética, o Padre Kentenich anteviu os desafios dos tempos modernos e tornou-se o grande anunciador da singela fé prática na Divina Providência.
A segunda mensagem é a Aliança de Amor com a Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt.
O Padre Kentenich ensinou-nos que o nosso amor a Maria se concretiza na santidade de todos os dias, e como instrumentos do Deus Trino.
A terceira mensagem é a missão de Schoenstatt para a Igreja: uma missão na Igreja, com a Igreja e para a Igreja do tempo novíssimo.
O Padre Kentenich desejava oferecer à Igreja personalidades e comunidades novas sustentadas pela lei fundamental do amor.

Queremos também hoje renovar a promessa do Padre Kentenich ao Papa Paulo VI no sentido de nos comprometermos com a Igreja no espírito do Concílio Vaticano II.
Assumimos o compromisso de contribuir para que a Igreja seja mais família. Vivendo e garantindo o carisma familiar da Obra de Schoenstatt, segundo o ideal “Cor unum in Patre” (um só coração no Pai), somos também chamados a ser alma da unidade na diversidade e promover a união das forças apostólicas para enfrentar em comum o desafio e a tarefa evangelizadora que a realidade atual apresenta à Igreja.

Assumimos o compromisso de colaborar para que a autoridade eclesial, especialmente a pessoa do sucessor de Pedro e seus pastores, seja reconhecida como um reflexo da paternidade de Deus misericordioso.

Assumimos o compromisso de ajudar a Igreja no diálogo com o nosso tempo, fiel às suas raízes, dinâmica e aberta a novos desafios; uma Igreja peregrina com “rosto jovem e belo, que brilha quando é missionária, acolhedora, livre, fiel, pobre de meios e rica no amor” (Papa Francisco, em Fátima).

Assumimos o compromisso de servir a Igreja para que seja cada vez mais como Maria, cheia do Espírito Santo, irradiando a luz de Cristo, testemunha da misericórdia de Deus que se revela na sua humildade. Enviados pelas graças do Santuário, somos chamados a ser Maria no coração da Igreja, o poder do amor que gera uma cultura de Aliança.

Como expressão deste nosso Compromisso, pedimos-lhe que seja portador do compromisso e de uma fotografia que gostaríamos de oferecer ao Senhor Cardeal-Patriarca, fotografia essa que regista o momento em que o Padre Kentenich fez a seguinte promessa ao Santo Padre Paulo VI:

“Nós queremos, com todas as forças da Família, chegar a realizar o mais perfeitamente possível a missão pós-conciliar da Igreja.” Para aprofundar isto, perpetuando-o, o Padre Kentenich entregou ao Santo Padre um cálice para a nova Igreja, planeada com o título ‘Matri Ecclesiae’ (Mãe da Igreja)

E trazemos, diante de si, os nossos compromissos apostólicos:
Conscientes de que fomos chamados a fazer parte da missão do Padre Kentenich para o nosso tempo e imbuídos do espírito fundacional, renovamos o compromisso do nosso Pai e Fundador ao serviço da Igreja, assumindo apostolados concretos, conforme a nossa realidade e estado de vida, de modo a gerar uma cultura de Aliança nas nossas paróquias e lugares onde atuamos, contribuindo assim para uma nova ordem social cristã.

Que na força da Aliança de Amor, a nossa Mãe, Rainha e Vencedora Três Admirável torne fecundas as obras que lhe entregamos, para glória da Santíssima Trindade.


 

Veja aqui a notícia da Agencia de Notícias Ecclesia

Vai Acontecer

 IRS

contribuicoes 2

deixa a tua marca

 

 

 

 

Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Continuar