thumbs

 

Missões Familiares decorreram em Coruche entre 23 e 30 de Agosto

As Missões Familiares Católicas começaram no Chile, em 1977, ligadas à espiritualidade do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Ao longo dos anos estenderam-se a muito outros países da América Latina onde o Movimento de Schoenstatt está também presente, bem como pela Europa, incluindo naturalmente Portugal.

missoes5v

 A principal razão que esteve por detrás do projecto das Missões Familiares Católicas foi procurar uma vivência concreta de fé entre pais e filhos fora do ambiente exclusivamente familiar e dar testemunho exterior e vivo dessa alegria da família cristã fora do local de vida habitual. Por outro lado, sempre esteve presente a ideia de que as Missões Familiares são uma expressão da realidade da Igreja, pois a Família é Igreja doméstica, chamada a levar o amor de Deus a todos os homens.

"A família cristã ou é missionária ou não é cristã."S. João Paulo II.

Em suma, e por todas estas razões, as Missões Familiares Católicas são preparadas e vividas por várias famílias como uma grande família. Num tempo escolhido, optam por deixar o comodismo das suas casas e ter uma vivência alargada de famílias em comunidade, de oração e partilha de bens e serviços, numa vida interna rica de espiritualidade e serviço aos outros, a par de uma verdadeira experiência missionária voltada para o exterior, pelo anúncio da Boa Nova através de Maria, Mãe das Missões.

missoes2vNos anos de 2012 e 2013 as Missões Familiares Católicas tiveram lugar em Sobral de Monte Agraço.

Este ano as Missões Familiares decorreram em Coruche, entre 23 e 30 de Agosto, sob o lema “Família, semente de alegria”. O grupo de 70 missionários, composto por seis famílias naturais acompanhadas de alguns jovens e pelos Padres Tiago Frescata, José Aravena e Miguel Kast, ficou alojado na Praça de Touros de Coruche e trabalhou em parceria com o paroco local, o Sr. Padre Elias.

O grupo foi dividido por comunidades que diariamente animaram alguns Lares, Centros de Dia e ATL, fizeram visitas porta a porta a pessoas mais isoladas, dinamizaram a Campanha da Mãe Peregrina, entre outras actividades. O grupo foi ainda responsável pela dinamização de uma missa diária às 19h na Igreja paroquial.

Foi organizada uma “Tarde Desportiva” no pavilhão municipal, que contou com a presença de dezenas de jovens de Coruche. Promoveu-se junto da comunidade o debate “Conversas com Deus”, onde o tema da família foi abordado sob a forma de testemunhos muito marcantes. Durante a semana uma equipa de missionários preparou a peça de teatro “Carta ao Avô”, que foi apresentada com grande sucesso para uma plateia de mais de 200 pessoas.

missoes3v procissaoA semana terminou em grande com um Terço Peregrinado junto ao rio Sorraia, que teve uma grande adesão por parte de toda a comunidade local, tendo participado uma grande parte das imagens da Campanha da Mãe Peregrina que circulam na região. A peregrinação foi encabeçada por um barco com um andor com a imagem da Mãe Peregrina, decorado com flores de papel com o nome de todas as pessoas que foram contactadas ao longo da semana de missão.

Vai Acontecer

 IRS

contribuicoes 2

deixa a tua marca

 

 

 

 

Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Continuar