JORNADA PARA MILITANTES DA LIGA – 14 de Outubro 2023
Até que esteja disponivel um documento com as conclusões, deixamos algumas imagens de como correu esse dia de trabalho da Comunidade de Militantes da Liga das Famílias de Lisboa..
Esta jornada tem como principais objetivos:
- Convívio entre TODOS os Militantes da Liga;
- Escuta ativa sobre as preocupações que assolam e ocupam o nosso dia a dia;
- Trabalhar em equipa e na medida do possível, encontrar a solução/caminho;
Para esta jornada gostavámos de relembrar o que o Padre Kentenich transmitiu numa conferência da Liga Feminina de Schoenstatt em 1951 e que entendemos dever ser o espírito desta Jornada:
"Quando surgem questões acho que antes de as discutir as temos que meditar e incluir na oração.
A nossa atitude deve ser: o importante não é ter razão; não nos interessa ter razão.
Interessa-nos apenas encontrar a melhor solução para o conjunto da Obra.
Não queremos de maneira nenhuma cortar iniciativas, mesmo que, passageiramente, a torrente inunde as margens.
Pensem nos séculos futuros e não só no tempo atual"
Nos últimos anos assistimos e convivemos com uma pandemia e mais recentemente com uma guerra, aliado a um crescimento dinâmico e por vezes incontrolado do nosso movimento. Sentimos por isso que é tempo de pararmos e refletir sobre a vida dos militantes na Liga das Famílias de Lisboa.
TRABALHO PREPARATÓRIO - ATÉ 20 DE SETEMBRO
Para que possamos tirar o maior partido desta jornada, convidamos a responder a estas 3 questões até ao dia 20 de Setembro:
- Somos uma comunidade com espírito comunitário, Mariano e Apostólico, e como tal, em que situações considera que nós Militantes podemos exercer o apostolado na Obra das Famílias?
- Como é que podemos aumentar o sentido de comunidade orgânica de apostolado, numa perspetiva de ligação à paróquia/Diocese?
- Segundo o Padre Kentenich,a Liga deveria organizar cursos de formação e educação sistemáticos para a Liga. "Se não existirem cursos que sejam repetidos sistematicamente, vão ter que recomeçar sempre de novo. Corre-se o perigo de transmitir simplesmente à liga o que é assimilado nos Institutos e na União." Na vossa perspetiva e tendo em conta a oferta atual de Liga das famílias, o que está a faltar para sermos mais consistentes e atrativos? Como estruturar a oferta formativa para cooperadores e Militantes?
Pedimos que respondam a estas questões em resposta a este email até ao dia 20 de Setembro para termos tempo de trabalhar as respostas.
PROGRAMA
10H00 - Missa
10H30 - Café
10H45 - Desafio individual/grupo
11H15 - Objetivos da Jornada
11H30/13H15- Trabalho de Grupo
13H15/13H45 - Partilha dos trabalhos
13H45/14H00 - Conclusões e próximos passos
14H00/16H00 - Almoço partilhado
16H00 - Envio
NOTA - Agradecemos que confirmem a vossa presença e se algum casal necessita de babysitter.