thumbs

FLORES DE MAIO PARA NOSSA SENHORA, RAINHA DA PAZ

flores-imagemAlém de tudo o que podemos fazer para ajudar as pessoas vítimas da guerra, há algo que podemos fazer muito concreto para contrapor ao ambiente e à cultura da guerra, e que está plenamente ao alcance de cada um, de cada família: podemos ser famílias artesãs da PAZ. E como podemos ser isto?
Há 3 coisas concretas e muito simples para fazer: REZAR - AGIR - OFERECER (como na Mensagem de Fátima Oração-Conversão-Reparação)


1. REZAR
porque a Paz é um dom que vem de Deus e nos é oferecido em Cristo. (oração do Papa Francisco pela Paz).

Oracao-pela-paz 3

2. AGIR porque treinar pequenos gestos de paz, cria em nós hábitos e transforma-nos interiormente, mas também transforma o ambiente à nossa volta.

3. OFERECER esses pequenos gestos pela paz a Nossa Senhora nos nossos Santuário Lar ou cantinhos de oração, em atitude de reparação, tal como Nossa Senhora pediu em Fátima aos pastorinhos,  pelos males das guerras, de todas as guerras que há no mundo e entre os homens, mas sobretudo pela guerra da Ucrânia.

Propomos simbolizar estes pequenos gestos em flores de papel e, no dia 29 de Maio a seguir à Missa do meio dia,

iremos todos entregar os nossos ramos de flores no Santuário à nossa Mãe e Rainha da Paz!

A inspiração desta proposta vem de José Engling que chamava "Flores de Maio" à oferta dos seus pequenos esforços da vida diária a Nossa Senhora. Ele queria esforçar-se seriamente pela santidade e assegurar e aprofundar o seu amor a Maria oferecendo na vida diária pequena virtudes que enobrecem a alma, valorizando assim o capital de graças.

Num inqérito, que os Juntos pela Europa fizeram em 2018, a um bom número de famílias entre as quais bastantes schoenstatteanas, foram identificadas 6 dimensões principais para a construção da PAZ pelas famílias:

Amor, Oração, Perdão, Diálogo, Ajuda ao outro e Respeito.
Há muitos gestos para cultivar estas atitudes e lembrámo-nos que cada atitude pode estar ligada a uma cor de flor, pois é mais dinâmico para as crianças:
Amor - encarnada
Oração - azul
Perdão - amarelo,
Diálogo - verde
Ajuda ao outro - cor de laranja,
Respeito – branco

QUER FAZER AS FLORES COM A FAMÍLIA? - CLIQUE NAS FLORES E VEJA COMO FAZER EM PAPEL!

flores-imagem

Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Continuar