thumbs
domingo, 10 abril 2022

 CONSAGRAÇÃO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA 

Por: João Castro Fernandes (Janeca) - Abril 2022

 Papa Francisco - a Mensagem de Fátima - o Padre Kentenich - a Guerra na Ucrânia

CONSAGRAÇÃO DO PAPA FRANCISCO - 25 de Março 2022 (Dia da Anunciação)

"Talvez, por isso, o Papa tenha sido chamado de um país distante, talvez, por isso fosse necessário que se desse o atentado na Praça de São Pedro, precisamente a 13 de Maio de 1981, aniversário da primeira aparição em Fátima, a fim que tudo se tornasse mais transparente, compreensível, a fim que a voz de Deus, que fala na história do homem mediante os sinais dos tempos, pudesse ser mais facilmente ouvida e compreendida" 
(João Paulo II, in Atravessar o Limiar da Esperança, pg. 123, Ed. Planeta, Milão, 1994)

papa-10Temos todos ainda bem presente na memória a consagração da Rússia e da Ucrânia ao Coração Imaculado de Maria, feita pelo Papa Francisco no dia da Anunciação e perante a imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Para nós, portugueses, tal como a consagração feita pelo Papa João Paulo II no mesmo dia em 1984 perante a imagem da capelinha das aparições, este gesto traz-nos uma enorme responsabilidade. Foi em Fátima, em 13 de Julho de 1917, que Nossa Senhora veio confidenciar aos três pastorinhos que viria, mais tarde, pedir a consagração da Rússia ao Seu Imaculado Coração e que eles deveriam rezar e oferecer sacrifícios por essa intenção. E, ao mesmo tempo, Nossa Senhora associou esse pedido à devoção dos 5 primeiros sábados e à reparação pelos pecados gravíssimos que eram cometidos contra o Seu Imaculado Coração, especificamente contra Ela e que, também, voltaria a pedi-lo mais tarde.

Afirmou-lhes Nossa Senhora que aquelas duas formas de reparação eram as únicas para evitar uma nova guerra, muito maior e muito pior, bem como o manancial de pecados contra Deus e que poria em perigo não só a própria humanidade, mas igualmente a harmonia entre Deus e o Homem e que dessa reparação feita pelos homens dependia a sorte política da Rússia e do seu povo que Ela tanto amava.

A partir desta terceira aparição, seguramente uma das mais complexas, é-nos possível afirmar que a referida mensagem de Fátima - dividida entre os ciclos Angélico, de Fátima e de Espanha - se concentra em três eixos principais: a Oração – pedindo o Céu, através da Senhora do Milagre, a recitação do terço todos os dias; a Conversão do coração de cada homem – ou como alguns referem, a penitência; e, finalmente, a Reparação. A Reparação é, certamente, o eixo mais específico da mensagem de Fátima e vemo-la sempre, quer nos pedidos do Anjo de Portugal às crianças, em Aljustrel e na Loca, ou nos pedidos de Nossa Senhora, quer em conjunto quer a cada uma das crianças em particular, nas suas visões, aparições e locuções.

Durante a vida dos videntes, preocupou-se sempre o Céu sublinhar a importância da Reparação, que esta fosse sentida de forma única no coração de cada um e que passasse a ser um ponto particularmente forte nos seus horários espirituais, especialmente duros para crianças, ou inclusive nos seus meios ascéticos, nomeadamente o uso da corda apertada na cintura junto à pele, a recusa de refeições ou a entrega das mesmas aos pobres ou aos animais, nos terços vários que rezavam pêlos pecadores, pêlos doentes e pelo Papa, muitas vezes à torreira do sol, ou tolhidos pelo clima gélido da serra d'Aire, na Igreja junto do Santíssimo ou nos momentos de intimidade ou de direcção espiritual que cada um foi tendo com Nossa Senhora, em casa, numa cama de um hospital, na intimidade duma casa de religiosas ou da cela de um mosteiro, e foram variadíssimos, ao longo de 2, 3 ou 88 anos.

A absoluta entrega do Francisco e da Jacinta até 1919 e 1920, e da Ir. Lúcia até 2005, ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria transporta-nos para a história da própria Igreja, em concílios e em documentos apostólicos, e para a forma como Jesus e a sua Santíssima Mãe se têm sempre revelado ao longo dos séculos.

Para nós, schoensttateanos, remete-nos para o nosso Fundador e para a sua particular devoção: relendo os "Anos Ocultos" podemos encontrar uma referência à pagela que mandou fazer no dia da sua ordenação e que numa determinada jaculatória se podia ler "Doce coração de Maria, sede a nossa salvação". Em Fátima, o santo Padre Cruz ensinou aos pastorinhos a seguinte jaculatória que eles passaram a rezar diariamente: "Imaculado Coração de Maria, sede a nossa salvação" ...

A Reparação e os sacrifícios que entregamos em capital de Graças fê-lo o Fundador da maneira mais dolorosa, em 20 de Janeiro de 1942, quando decidiu aceitar o campo de concentração, e esse mesmo capital de graças ofereceu-o a Jacinta de uma forma igualmente dolorosa, quando em 3 de Abril de 1919, na véspera do Francisco morrer, Nossa Senhora lhe aparece e lhe pergunta se quer morrer ao mesmo tempo que o Francisco ou se quer ficar mais algum tempo para, em acto de reparação pelas almas dos pecadores, se oferecer também pelo Papa. Se ficasse, iria sofrer como nunca, morreria em Lisboa num grande hospital, de noite, sozinha e longe de toda a família. Jacinta não hesitou, mas convenhamos que para uma criança de 9 anos foi um capital de graças gigante.

Finalmente, também a Aliança de amor está presente na vida daquelas três crianças. A partir do dia 13 de Maio de 1917, consciente e voluntariamente viveram para aquela Senhora mais brilhante que o sol, pediram-lhe para morrer quanto antes, quando viram o Céu, tornaram as suas vidas um contínuo e perpétuo SIM aos desejos da Mãe do Céu. Foi ali, naquele lugar onde o Céu desceu à terra, que aquelas três crianças se entregaram em Aliança, como num dia de Anunciação.1

E Voltemos à Consagração da Rússia e aos pedidos incessantes de Reparação. 12 anos depois da aparição de Julho, na Cova da Iria, Nossa Senhora aparece em Pontevedra mais uma vez, à Ir. Lúcia. Desta vez aparece-lhe na capela, às 11 da noite, durante um momento de adoração ao Santíssimo, num momento de profunda intimidade e reparação.

Tal como nas outras aparições, Nossa Senhora não podia ser mais clara e pediu-lhe que transmitisse de imediato um "recado" do Céu ao Papa. Não era um pedido dela, mas de Deus. O Papa devia, quanto antes, consagrar a Rússia ao Seu Imaculado Coração, em união com os bispos do mundo inteiro, para evitar uma guerra bem pior, com danos irreparáveis para a humanidade, porque senão a Rússia espalharia os seus erros pelo mundo. Nações desapareceriam, outras seriam martirizadas, muita gente morreria, a Igreja seria perseguida e o Papa teria muito que sofrer.

Infelizmente, nem este pedido nem o pedido de divulgação da devoção dos 5 primeiros sábados, feito por Nossa Senhora e Jesus à Ir. Lúcia, também em Espanha, em 1925 e 1926, seriam atendidos e o Homem pagou pelo seu desamor.

Relativamente à Consagração ao Imaculado Coração de Maria, pedida em Fátima, em Julho, se refere o nosso Fundador: "Se o mundo se consagrar ao meu Coração, então haverá paz em breve". Quero de novo salientar quão fortemente Nossa Senhora aparece em primeiro plano. Claro, sempre em união com Deus. [...]Sempre chama a atenção para si própria. Aliança de Amor comigo; amor ao meu Coração [...] sabemos como, primeiramente, Portugal disse um sim ao desejo de Nossa Senhora, realizando a consagração ao Imaculado Coração de Maria. Onde reside, na verdade, a interpretação da história? O que Deus nos quer dizer através da história? Temos que interpretar em profundidade a expressão "consagração ao Imaculado Coração de Maria". Que significa consagração ao Imaculado Coração de Maria? Que significa consagração? Dar-se, dar-se totalmente. Devemos esforçar-nos por nos entregarmos totalmente ao Imaculado Coração de Maria."2

 

Só em 1984, com o Papa João Paulo II, é que a consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria foi aceite pelo Céu, (apesar de terem sido várias as tentativas) num momento determinante da Guerra Fria e do equilíbrio mundial das superpotências. Agora, em 2022, o Papa Francisco não hesitou em consagrar a Rússia e a Ucrânia, quando a humanidade, no chamado século do desenvolvimento e da tecnologia, se arrasta num mar de lama, cometendo exactamente os mesmos pecados de que Nossa Senhora e Nosso Senhor se lamentavam à Ir. Lúcia em 1926, condenando- se o homem à sua própria degradação.

A degradação do homem e do sentido da vida está muito patente na guerra química que permanece na Síria, e ninguém fala, na vulgarização do aborto, da eutanásia, nos atentados horrendos à pureza das crianças, na pedofilia, tal como Jesus enumera nos 1ºs Sábados, nos miseráveis ataques à família tradicional enquanto alicerce da sociedade e, finalmente, a invasão bárbara à Ucrânia, com o seu cortejo de assassinatos e torturas, exílios e destruições, repetindo a 1ª e a 2ª guerra ou os crimes cometidos contra a humanidade durante a Guerra Fria.

Para tudo isto o Céu nos alertou e deu instrumentos de defesa, como a oração, a conversão e a reparação; para tudo isto o nosso Fundador nos preparou com a pedagogia do Homem Novo numa Nova Comunidade; o homem que trabalha e disso dá testemunho com o seu respeito pelo Outro, que reza, que oferece sacrifícios ou Capital de Graças, que em Aliança de Amor- ou sem ela - trilha um caminho de santidade e que no seu mundo, na sua família, faz a diferença. Este é o homem que procura refúgio e protecção no Imaculado Coração de Maria, como tão bem testemunhou o Pe. Kentenich em 8 de Julho de 1910.

O Papa sofre e muito...ele sabe que os pastorinhos sempre rezaram e rezam por ele e veio agradecer por isso a Portugal, publicamente, em 13 de Maio de 2017. Ele sabe que nós o amamos e que esta terra é terra de Santa Maria. Ele sabe que o Coração Imaculado de Maria faz morada no coração de cada português e por isso cabe-nos a nós responder rezando, para que a consagração da Rússia e da Ucrânia tenham pleno acolhimento no Céu.

Oração, Conversão e Reparação... pediu-nos e mostrou-nos o Fundador, pediu-nos Nossa Senhora, quase ao mesmo tempo, porque Schoenstatt e Fátima não são separáveis, ligam-nos o momento da história, a aliança com Maria para fugir ao pecado e o desejo do Céu que haja um homem novo num mundo novo, onde Deus não tenha que pedir por favor para existir em cada um de nós.


1 Sobre o tema Fátima, Aliança de Amor e Consagração ao Imaculado Coração de Maria ver as reflexões do Pe. Kentenich, escritas em 1944, após leitura do livro "Maria spricht zur Welt: Fàtimas Geheimnis und weltgeschichtliche Sendung", do Pe. Luis Gonzaga Aires da Fonseca, 1943.
2 "Imaculado coração de Maria". Homilia pronunciada em Milwaukee (EUA) pelo Pe. Kentenich, no dia 22 de Agosto de 1965.

 

Ler 1870 vezes Modificado em quinta, 11 janeiro 2024 20:59
Login para post comentários

Vai Acontecer

6ª FEIRA SANTA - TRIDUO PASCAL
Sex Mar 29 @15:00 - 23:00
6ª FEIRA SANTA - TRIDUO PASCAL
Sáb Mar 30 @15:00 - 23:00
DOMINGO DE PÁSCOA
Dom Mar 31 @08:00 - 17:00
Terço on-line pelos doentes (iniciativva de alguns casais)
Seg Abr 01 @19:00 - 20:00

 IRS

contribuicoes 2

deixa a tua marca

 

 

 

 

Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Continuar