thumbs

Documento preparatório do Sínodo dos Bispos aponta para uma «sinodalidade como forma, como estilo e como estrutura da Igreja» 

Preparação da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que vai decorrer em outubro de 2023, começa agora, atenta tanto à «tragédia global» da Covid-19 como à “falta de fé e corrupção»

peopleofgod650O Papa convocou um sínodo dos Bispos para 2023 e lançou o desafio a todos de participarmos da preparação. O caminho tem início nos dias 9-10 de Outubro de 2021, em Roma

A Santa Sé publicou, no dia 7 de Setembro, o documento preparatório do Sínodo dos Bispos onde indica os princípios da “sinodalidade como forma, como estilo e como estrutura da Igreja”.

O documento «Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão» aponta para uma vivência de um “processo eclesial participativo e inclusivo, que ofereça a cada um – de maneira particular àqueles que, por vários motivos, se encontram à margem – a oportunidade de se expressar e de ser ouvido, a fim de contribuir para a construção do Povo de Deus”.

O documento pretende ser sobretudo "um instrumento” para facilitar a primeira fase de escuta e consulta do Povo de Deus nas Igrejas particulares, que começará em outubro de 2021 e terminará em abril de 2022. Enquanto o Vade-mécum é concebido como "um manual" que oferece "apoio prático" aos referentes diocesanos para preparar o Povo de Deus. Inclui orações on-line, exemplos de Sínodos recentes, um glossário de termos para o processo sinodal. "Não um livro de regras", mas, "um guia para apoiar os esforços de cada Igreja local".(Vatican News)

O caminho tem início nos dias 9-10 de Outubro de 2021, em Roma, e a 17 de Outubro seguinte, em cada uma das Igrejas particulares.

As perguntas essenciais e as áreas temáticas encontram-se no VADEMECUM.

Do Vadmecum nº 5 este Sínodo coloca a seguinte questão fundamental:

- Uma igreja sinodal, ao anunciar o Evangelho, "caminha em conjunto"! Como é que este "caminho em conjunto" está a acontecer na vossa Igreja local?

Que passos é que o Espírito nos convida a dar para crescermos no noso "caminhar juntos"?

Ao responder a esta pergunta, somos convidados a 

- Recordar as nossas experiênicas:

Que experiências da nossa igreja particular a interrogação fundamental vos traz à mente?

Que alegrias proporcionaram? Que dificuldades e obstáculos encontraram? que feridas fizeram emergir? Que intuições susctaram?

- Colher frutos e compartilhar:

Nestas experiências, onde ressoa a vo do Espírito» O que ela nos pede? Quais são os pontos a confirmar, as perspectivas de mudança, os passos a dar? Onde alcançamos um concenso? Que caminhos se abrem para a nossa igreja particular?

Aqui tem o Documento Preparatório  ou também pode ser conhecido no Rumo ao Sínodo e o Vade-mécum aqui.

Tudo sobre o Sínodo e caminhada sinodal em Portugal.

 

Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Continuar