thumbs

Ano “Família Amoris Laetitia” | 19 Março 2021 - 26 Junho 2022

mqdefaultO Papa publicou a sua exortação apostólica sobre a família, com nove capítulos e mais de 300 pontos, a 8 de abril de 2016, após duas assembleias do Sínodo dos Bispos (2014 e 2015). Para assinalar os cincos anos deste documento e promover a sua reflexão, Francisco convocou o Ano ‘Família Amoris Laetitia’, que começou na solenidade de São José (19.03.2021) e decorre até à celebração do X Encontro Mundial das Famílias, em Roma (26.06.2022).

O Dicastério Leigos, Família e Vida (Santa Sé), em colaboração com o Dicastério para a Comunicação, vai publicar testemunhos de famílias sobre a Exortação Apostólica ‘Amoris laetitia’, em 10 vídeos, a partir do dia 25 de Março.

“Espero e rezo que todos possamos reunir para ouvir, para sentir e compreender a importância deste documento para nosso mundo de hoje”, disse o cardeal Kevin Farrell, responsável pelo Dicastério Leigos, Família e Vida, citado pelo portal ‘Vatican News’.

Nos vídeos, as famílias, dos cinco continentes, vão partilhar a sua vida “para uma compreensão mais profunda do ensinamento” da ‘Amoris Laetitia’ e cada episódio desta série vai refletir sobre um aspeto da exortação apostólica do Papa Francisco.

O responsável pelo Dicastério Leigos, Família e Vida (Santa Sé) explica que, na “história da humanidade”, este é um momento que “quer o compromisso de cada um” para compreender melhor os “desafios e as bênçãos da vida familiar”, para o bem da humanidade e da sociedade em geral”.

O ‘Vatican News’ informa que os vídeos mensais, que foram produzidos em colaboração com o Dicastério para a Comunicação, começaram a ser publicados a 25 de Março; o Dicastério Leigos, Família e Vida vai partilhar também um subsídio pastoral, que pode ser descarregado no sítio online www.amorislaetitia.va.

O Papa publicou a sua exortação apostólica sobre a família, com nove capítulos e mais de 300 pontos, a 8 de abril de 2016, após duas assembleias do Sínodo dos Bispos (2014 e 2015). Para assinalar os cincos anos deste documento e promover a sua reflexão, Francisco convocou o Ano ‘Família Amoris Laetitia’, que começou na solenidade de São José (19.03.2021) e decorre até à celebração do X Encontro Mundial das Famílias, em Roma (26.06.2022).

O prefeito do Dicastério Leigos, Família e Vida, destaca que este ano especial e o documento do Papa “é um presente que o Papa Francisco deu a cada família”.

“É um momento para recordar que esse grande ensinamento é atual no nosso mundo, hoje”, observou o cardeal Kevin Farrell.

Amoris Leatitita - Caminhemos juntos «Avancemos, famílias; continuemos a caminhar! Aquilo que nos promete é sempre mais. Não percamos a esperança por causa dos nossos limites, mas também não renunciemos a procurar a plenitude de amor e comunhão que nos foi prometida.» AL 325

Amoris Leatitita – Padre Awi Melo - Carta de amor que o Papa escreveu para as famílias 
Veja o secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, pe. Alexandre Awi Mello, sobre o Ano Família Amoris Laetitia e as iniciativas promovidas pelo organismo vaticano em prol das famílias.

Familias do mundo contam em video a Amoris Leatitita - Cinco anos após a publicação da Exortação Apostólica, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, em colaboração com o Dicastério para a Comunicação, lança uma iniciativa para acompanhar o Ano da Família: dez famílias de várias partes do mundo oferecem seus testemunhos em vídeo confrontando-se com o documento do Papa. O cardeal Farrell: é um convite para compreender hoje os desafios e as bênçãos da vida familiar.

O Dicastério dos Leigos publicou um site dedicado a este ano da Amoris Laeticia onde vai disponibilizando informação e subsídios para o caminho das famílias

http://www.laityfamilylife.va/content/laityfamilylife/pt/amoris-laetitia.html


No site da Paulus também encontram artigos e informação sobre este ano Amoris Laeticia

https://familiacrista.paulus.pt/papa-publica-videos-para-contar-a-beleza-de-ser-familia

 

Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Continuar