thumbs

COMO FOI? - ECOS DOS RETIROS LIGA DE FAMÍLIAS 2018 – Cooperadores e Militantes

Retiros Liga Familias-158Com o próximo Retiro de um dia aberto a casais, a Liga de Famílias encerra o ciclo de Retiros que sempre ocorre no tempo de Quaresma, cujo tema central foi a Fidelidade como resposta ao lema deste ano – “E tu, vens comigo?”

No total cerca de 80 casais aproveitam este tempo de encontro com Deus e de paragem e reflexão pessoal e de casal.

Deixamos alguns testemunhos de casais que organizaram e participaram nos 3 Retiros para Cooperadores e Militantes. Este último contou este ano com a participação de alguns novos casais no caminho da Militância, cujos textos e imagens podem ver aqui.

Retiro de Cooperadores (1)

“fidelidade por fidelidade” - “Termos a coragem e orgulho de mostrar na nossa sociedade as Famílias Cristãs que realmente somos!!”

retiroC1"Foi com alguma apreensão que recebemos o convite para participar na preparação dos retiros de Cooperadores para 2018 com o tema Fidelidade. Parte do nosso grupo Arco 0 também foi convidado o que nos confortou pois sabíamos que eramos todos novatos nestas andanças e que seguramente nos apoiaríamos.

Será que vamos conseguir? Será que estamos à altura do desafio? Após a reunião inicial para apresentação do “projeto” com a Direção da Liga e Assessores (Padre Zé e Irmã Paula) ficámos ainda com mais dúvidas pois pareciam ser muitas orações, tarefas e detalhes para preparar.

Começamos então durante alguns serões a preparação das orações e do guião, trabalho que foi sempre efetuado em equipa, com muita partilha e com muito apoio dos Assessores e da Direção da Liga, todos sempre prontos para esclarecer todas as dúvidas.

O conhecimento antecipado dos passos, orações, músicas e detalhes permitiram-nos um maior aprofundamento na nossa participação no retiro propriamente dito. Estávamos já de coração aberto ao Espírito Santo e mais predispostos para recebermos as Graças que um retiro.

O Retiro 1 ficou ainda marcado por um número relativamente reduzido de casais o que permitiu um maior aprofundamento e participação de todos os casais. Os momentos de reflexão (nunca menos de 1 hora) foram também bem aproveitados quer individualmente, quer em casal.

Gostámos muito das conferências, especialmente da ministrada pela Irmã Paula, no sábado à tarde, que nos ajudou a recentrar naquilo que convictamente consideramos ser um desafio dos nossos tempos: “Termos a coragem e orgulho de mostrar na nossa sociedade as Famílias Cristãs que realmente somos!!”

Mafalda e Pedro Miranda

Retiro de Cooperadores (2)


“fidelidade por fidelidade” - "que graça gostaríamos de receber?".

retiroc2No fim de semana de 9 a 11 de Março estivemos no Retiro dos Cooperadores da Liga das Famílias, no Rodízio, na Praia Grande.
Para nós serviu como um momento de paragem, de olhar para a Nossa Mãe, de A escutar, de Lhe dar um lugar mais presente na nossa vida de casal e na nossa família.

O tema este ano foi a Fidelidade, fidelidade por fidelidade. Deus diz-nos que nos é fiel sempre e pede-nos que também lhe sejamos fieis.
Ao celebrarmos AA com Maria, assumimos que também lhe queremos ser fieis e sabemos que a Mãe cuidará de nós perfeitamente (MPHC), com uma fidelidade única.

A Irmã Paula e o Padre Zé Melo, nas suas conferências, apelaram-nos para que tivéssemos consciência que, na vida em casal, somos fieis sempre que nos educamos para dar o nosso melhor ao outro, sempre que atendemos às necessidades do outro, sempre que somos criativos, sempre que permitimos que a Graça de Deus eleve a nossa natureza e a aperfeiçoe.

Neste ano, tão especial, em que celebramos os 50 anos da morte do nosso Fundador, PK, podemos e devemos dar-nos a conhecer melhor, ousarmos mais e desafiarmo-nos a questionar "que graça gostaríamos de receber?".

Rosarinho e Tiago Veloso


Retiro de Militantes

“fidelidade por fidelidade” -"Schoenstatt está nas vossas mãos!MPHC"

retiroM“Este ano vivemos pela primeira vez a experiência de retiro junto dos Militantes. Chegámos a casa de coração cheio, não só pelo encontro com Deus e um com o outro mas também pela vivência de um verdadeiro espírito de pertença, de uma certeza que caminhamos juntos! Fomos inspirados por testemunhos de casais que vivem a sua união com tanto amor e alegria que é contagiante. Nos dias que correm, no meio de tantos desafios que as famílias têm que enfrentar, em tempos onde assistimos constantemente a desencontros e desistências estes dias foram para nós um sinal de esperança. Marcou-nos a frase que nos foi dirigida mais do que uma vez: "Schoenstatt está nas vossas mãos!" Sentimo-nos muito pequenos mas confirmámos que é mesmo este o caminho que, com todas as nossas limitações, queremos seguir!”

Filipa e Gonçalo Empis (novos Militantes)

"Além da imensa alegria e gratidão por esta graça tão grande da chegada de novos militantes, vinda do ano do Pai, não temos outra palavra que MPHC"

Graça e João Menéres

 

Vai Acontecer

Aniv Padre Carlos Alberto
Qui Mar 28 @08:00 - 09:00
6ª FEIRA SANTA - TRIUDO PASCAL
Sex Mar 29 @15:00 - 23:00
6ª FEIRA SANTA - TRIUDO PASCAL
Sáb Mar 30 @15:00 - 23:00
DOMINGO DE PÁSCOA
Dom Mar 31 @08:00 - 17:00

 IRS

contribuicoes 2

deixa a tua marca

 

 

 

 

Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Continuar